em

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CHECKLIST PARA AS FESTAS

Checklist para as festas

Se este ano a ceia de Natal vai ser na sua casa e você está sofrendo por achar que não vai dar conta, não deixe de ler este post. O segredo para sobreviver à maratona de dezembro e ainda passar pela fase dos preparativos de um jeito tranquilo é o planejamento. Quanto antes você começar a se organizar, melhor. Fiz um checklist em 10 passos que vai ajudar você a ter tempo para se arrumar com calma no dia e ainda aproveitar a festa.

1. Convidados
Defina a quantidade de pessoas, faça a lista e convide. Sabendo quantas pessoas vão, fica mais fácil definir o cardápio, checar a louça e fazer tudo o que dá para ser feito com antecedência.

2. Menu
Selecione as receitas que vão entrar no menu. Pessoalmente, em vez de fazer muita quantidade de poucos pratos, prefiro aumentar o número de opções. Num jantar para oito, talvez dois acompanhamentos bastem. Se é para doze convidados, prefiro servir uma opção a mais, em vez de aumentar as porções.

Outro ponto a definir: você vai cozinhar todos os pratos ou cada um trará uma coisa? Se for esse o caso, de todo modo, é melhor você definir o cardápio e pedir que cada um traga algo. Aliás, se você conhece os dotes culinários dos parentes e amigos, acho bem simpático pedir a especialidade de cada um. Outra possibilidade é encomendar a comida. Se for a sua opção, faça isso tão logo saiba o número de convidados.

3. Bebidas e gelo
Além da comida, lembre-se de incluir no cardápio drinques, sucos e vinho. E os vinhos podem ser comprados já! Quanto? Calcule 1 garrafa para cada 2 pessoas. Uns bebem a mais, outros a menos e alguns nem bebem. Esse cálculo funciona. Aí, se você for servir vinho espumante, branco, rosé e tinto, divida a quantidade por 5 e compre 2 partes do espumante. Todo mundo gosta de brindar. E é um jeito simpático dar as boas-vindas. Detalhe: em vez de refrigerante, que tal caprichar nas águas aromatizadas?

Não se esqueça de incluir na sua lista um ou mais sacos de gelo, de preferência, filtrado. É mais que essencial neste calorão… Se você não tem lugar no freezer, só dá pra comprar na hora, mas quase todo posto de gasolina vende.

4. Lista de compras completa
Depois de selecionar as receitas, faça a lista. E lembre que alguns itens simplesmente acabam na véspera do Natal. É o caso do peru! Compre tudo o que puder com antecedência e marque com um post it ou fita crepe: é para o Natal! Assim o risco de o panetone não durar até o dia 24 é menor.

5. Material de serviço
Com o cardápio na mão, verifique se você tem louças para servir todos pratos — e equipamento de cozinha para preparar todas as receitas! Não adianta assar um peru de 5 kg, um tender com osso e só ter uma travessa para servir… Mas vale misturar travessas de jogos diferentes, usar um quadro de bandeja para improvisar um bar, como esse da foto, onde coloquei os copos.

6. Louças, talheres e copos
Faça a checagem o quanto antes. O ideal é ter um pouquinho a mais, assim você não precisa correr para lavar um talher que por acaso caiu no chão no meio do jantar. E, se você não tiver louças suficientes para todos, peça emprestado aos parentes que virão ou alugue. Várias empresas oferecem este serviço. O mesmo vale para os talheres!

É bom lembrar também de contar e conferir os copos. Às vezes a gente acha que tem um jogo de 12 taças, mas quando vai ver sobraram meia dúzia… Copos lascam, trincam, quebram… Lembre-se de separar taça para vinho, para espumante, para água e para digestivo, se for servir. Aproveite para conferir também as xícaras de chá e café. Tire as toalhas e os guardanapos do armário, e já lave e passe tudo. Se faltar alguma coisa, dá tempo de providenciar.

7. Decoração
Velas são fundamentais para dar um clima especial. E elas podem e devem ser compradas com antecedência. Já as flores, tente encomendar o quanto antes, e peça que a entrega seja feita na véspera do jantar. No dia seguinte, os arranjos ficam sempre mais bonitos. Ah, e se você quiser fazer uma trilha sonora para o Natal, comece o fazer o playlist já! Festa sem música não é festa.

8. Higienização
Uma semana antes já dá para começar a lavar louças, copos e talheres que você não usa no dia a dia. Não deixe para fazer isso no dia da festa! No máximo, passe um álcool nos copos no próprio dia. Todo o restante faça com bastante antecedência.

9. Arrumar a casa
No dia anterior você pode montar a mesa, colocar cinzeiros em lugares estratégicos — caso alguém na família ainda fume. Aproveite a noite para definir onde as velas vão ficar. No lavabo, toalhas limpas, papel higiênico de reserva, cheque o sabonete líquido e, se gostar, deixe uma vela perfumada a postos.

10. Você
Tire um tempo para se arrumar com calma. Use o tempo que você estaria arrumando a casa para tomar um banho bem demorado. Dê play na música, abra algumas garrafas de vinho e divirta-se!

>> Postado por Rita Lobo 10:04

Fonte: Blog Panelinha por Rita Lobo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s